quarta-feira, 24 de março de 2010

I EREFIL-Sul em junho, preparem-se!

Por Arthur Bispo de Oliveira*

Praticamente um ano e meio após iniciarmos um contato efetivo entre os estudantes de Filosofia do sul do país através da reunião dos CAs e DAs de Filosofia na UFSM e tomarmos consciência das dificuldades comuns que muitos cursos enfrentam e a importância de mantermos esse contato através do Movimento Estudantil de Filosofia - Sul (MEFIL-SUL) e da Associação Brasileira dos Estudantes de Filosofia (ABEF). Enfim, uma das principais propostas lá apontadas, a de reunir em um encontro inédito os estudantes do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, irá em frente em 2010 com a realização do I Encontro Regional dos Estudantes de Filosofia – Sul com o tema da formação do professor de filosofia.

Para quem ainda não conhece a proposta, o EREFIL-SUL será uma evento estritamente de estudantes e de caráter acadêmico, político e cultural, ou seja, haverá espaço para mesas e apresentações de trabalhos, para discussões e também para atividades culturais. Transcorrerá nos dias 4, 5 e 6 de junho em Passo Fundo/RS com um tema voltado para os licenciandos em filosofia e os problemas que enfrentamos mesmo com a obrigatoriedade da disciplina no ensino médio vigorar integralmente a partir desse ano.

Em poucos dias o blogue do EREFIL-Sul estará no ar e todos os detalhes do evento estarão disponíveis bem como a abertura das inscrições. Esperamos até lá poder baratear ao máximo os valores de inscrição para facilitar a vinda de mais estudantes. Mesmo assim, sabemos que por mais que o encontro tenha como objetivo atingir todos os estudantes de Filosofia do sul, alguns não poderão participar, outros talvez nem se interessem, mas depositamos nossa confiança naqueles que não se omitirão nesse momento inédito do Movimento Estudantil de Filosofia e ise for lhes for possível irão estar aqui em Passo Fundo para ajudar a construir a nossa organização.

Aos integrantes dos Centros e Diretórios Acadêmicos de Filosofia do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, contamos com o esforço de vocês para que as informações do EREFIL-Sul cheguem a todos os cursos e turmas da região sul e, também, que estejam representados aqui nos dias do evento. Além disso, sabemos que o custo maior para a vinda dos estudantes deverá ser com o transporte e o CA/DA tem a articulação necessária para levantar fundos para subsidiar a viagem seja pela própria entidade, pelo seu DCE ou pela respectiva instituição de ensino. Com certeza isso será um grande incentivo da entidade à participação dos estudantes.

Aos colegas de filosofia em geral, consideramos o MEFIL-Sul um coletivo aberto aqueles que se interessam pelas questões que nos afetam e querem se organizar para agir em conjunto. Por isso, não deixem a responsabilidade de resolver os problemas que o atingem apenas com alguns se vocês podem se somar aos seus representantes de igual para igual e ganharmos força. E se tudo isso não fizer sentido ainda, participem do EREFIL-Sul e tirem suas conclusões a partir dessa experiência ímpar.

* Secretário de Articulação Política do DAALL/UPF e integrante da Comissão Organizadora do I EREFIL-Sul

3 comentários:

  1. Para refrescar a memória, e informar os novatos...

    Este I Encontro Regional dos Estudantes de Filosofia (EREFIL) não ocorre por acaso, ou somente pela iniciativa dos nossos colegas que estarão sediando o mesmo em Passo Fundo. O mesmo é o resultado de um ano e meio de debates e articulação entre estudantes de diversas Instituições de Ensino Superior (IES) do Rio Grande do Sul.

    Em outubro de 2008 foi realizado na UFSM um encontro com os diretórios e centros acadêmicos de quase todas as regiões do Estado. Dos 13 cursos contatados, 9 marcaram presença. A partir desse encontro, entre outras tantas pautas, levantou-se a possibilidade de realizarmos um encontro com o objetivo de articular todos os estudantes da região sul, e não somente do RS. Houveram alguns embates, pois alguns estudantes eram a favor da permanência de um encontro-reunião que era realizado paralelamente ao Simpósio Sulbrasileiro Sobre o Ensino de Filosofia, realizado pelo Fórum Sul de Cursos de Filosofia (FSF).

    No entanto, pelo caráter estritamente acadêmico, e pelos condicionamentos que a estrutura do evento realizado pelo FSF impunha a nossa organização (pois nosso encontro não chegava a passar de três horas), e pelo próprio esvaziamento do mesmo, sendo que os estudantes responsáveis pela sua organização simplesmente desapareceram, em novembro de 2009, no I Seminário de Formação Política da Filosofia (SFP), optamos por seguir outro caminho e apontar para a realização desse encontro.

    Enfim. Aos trancos e barrancos, com todas as adversidades e falta de apoio, chegamos onde chegamos. Espera-se que a partir desse encontro, consigamos potencializar nossa organização, e contribuir para uma maior valorização da Filosofia dentro da institucionalidade.

    ResponderExcluir
  2. Estão servindo como referência pra nós.

    ResponderExcluir