segunda-feira, 31 de outubro de 2011

XXVIII ENEFIL - FILOSOFIA: HOMEM E NATUREZA



CARTA CONVOCATÓRIA DO XXVIII ENEFIL

O Encontro Nacional dos Estudantes de Filosofia – ENEFIL completará 28 anos de existência e consolida-se como um evento de supra importância no meio acadêmico nacional por reunir estudantes de Graduação em Filosofia, de Pós-Graduação, Professores e demais Pesquisadores. O XXVIII ENEFIL tem como tema: “filosofia, homem e natureza”, propondo uma rica discussão sobre a relação original do nascimento da Filosofia e o seu desenvolvimento ao longo da História do pensamento Ocidental, que é como o Homem pensa e relaciona-se com a natureza. Desde os primórdios da Filosofia, que a relação Homem e Natureza se estabelece como causa primeira do próprio ato de filosofar, numa tentativa de compreensão do surgimento da vida e da motivação humana para o viver.

Na contemporaneidade tal discussão se faz necessária por remeter a uma reflexão sobre o uso de ciências e tecnologias que venham contribuir com a condição de sustentabilidade que tanto urge o nosso planeta. A fadada posição do Homem em se sentir dono e senhor da Natureza fez com que este se permitisse interferir na ordem natural sem preceitos éticos que o fizesse respeitar e considerar a natureza como sua morada e por isso estabelecer com ela uma relação de pertencimento. Tal posição fez com que o Homem causasse enormes danos a natureza, dando origem à catástrofes que colocam em risco a própria sobrevivência da vida no planeta.

A Filosofia tradicionalmente possibilita a reflexão, o levantamento de problemas e soluções para alguns destes, em consonância com a ciência, viabilizando a compreensão de questões para as quais a própria ciência ainda não vislumbrou as suas causas e conseqüências.

O XXVIII ENEFIL pretende contribuir com esta discussão, possibilitando uma crítica ao modelo de desenvolvimento que não considera a natureza como morada do Homem e o levantamento de teorias que afirmam a sustentabilidade como condição inerente ao pensar a natureza para toda e qualquer iniciativa de transformação ou adaptação dos recursos naturais em decorrência de que a vida pertence à natureza.

O XXVIII ENEFIL ocorrerá no período de 16 a 20 de Janeiro de 2012 na Universidade Federal do Maranhão e pretende ser um congraçamento tanto de estudantes de Filosofia como da comunidade Acadêmica Nacional que desejam contribuir e buscar soluções a esta questão, por ser a Filosofia uma fonte inesgotável de conhecimento à relação Homem e Natureza.


Comissão Organizadora
XXVIII Encontro Nacional dos Estudantes de Filosofia

Coordenação Nacional
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS ESTUDANTES DE FILOSOFIA


OBSERVAÇÃO: Informações sobre inscrições, envio de trabalhos, alimentação, alojamento e contato com a C.O. em http://enefil2012.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário